radar

Radar

radar

O RADAR disponibiliza informações essenciais para todos os interessados em viver, investir ou trabalhar no território das Aldeias do Xisto.

RADAR – Conhecer o território, identificar oportunidades e desafios

O RADAR é um serviço de recolha e tratamento de dados, com o objetivo de servir os seus associados e todos os interessados em viver, investir ou trabalhar no território das Aldeias do Xisto. Disponibiliza informação segmentada por áreas geográficas e períodos de referência, através de dados brutos obtidos em diversas fontes, como o Instituto Nacional de Estatística, o Turismo de Portugal e o Turismo Centro de Portugal, ou recolhidos diretamente pela ADXTUR. Disponibiliza ainda informação sobre os apoios disponíveis, referentes a diversas atividades económicas relevantes para a dinamização e qualificação do turismo e da atividade económica do território.

Atrair e fixar pessoas, projetos e investimentos

As Aldeias do Xisto são uma marca-destino que, ao longo dos últimos anos e a partir da atividade turística, da experimentação e do conhecimento, têm conseguido afirmar um território único no contexto da Região Centro e do País - um território para viver, investir e criar. As Aldeias do Xisto assumem-se, assim, como um território rico em oportunidades, que convida a novas formas de investimento, seja no imobiliário, no turismo, nos serviços ou nos produtos locais. No RADAR, encontra informações que cruzam diferentes parâmetros e que possibilitam uma tomada de decisão ajustada à realidade de cada lugar.

Viver e trabalhar nas Aldeias do Xisto

A procura por ambientes tranquilos e saudáveis, a disponibilidade de habitações para recuperar em aldeias com vida comunitária e oferta cultural, um contexto de apoio à reconversão e ao investimento imobiliário são alguns dos argumentos que as Aldeias do Xisto estão a explorar para atrair e fixar pessoas, projetos e investimentos. O surgimento de novas formas de viver e trabalhar, o estilo de vida ligado à natureza, à inovação, à criação e à sustentabilidade são também linhas de trabalho em desenvolvimento que permitem outras maneiras de estar e ser. A informação disponível no RADAR facilita a compreensão e análise do território e das suas características, bem como identifica riscos e oportunidades de investimento.

O conhecimento ao serviço do desenvolvimento

Através dos dados disponibilizados, as Aldeias do Xisto afirmam-se como lugar de acolhimento de projetos académicos, culturais, turísticos, científicos ou sociais, gerando fluxos e movimentações constantes. Este território é um laboratório vivo, que convoca frequentemente novos pensamentos e povoadores capazes de experimentar e criar novos produtos e novas formas de fazer, estar e ser, procurando tirar partido do saber-fazer local. Estimula-se a transmissão do conhecimento de base local, aproximando gerações e capacitando mais pessoas para viverem em territórios rurais. O objetivo é afirmar as Aldeias do Xisto como um destino para viver, investir e criar. A realização de estágios e trabalhos académicos, a preparação de projetos artísticos, a organização de workshops, retiros e conferências são apenas alguns exemplos das atividades que o território tem capacidade para acolher.

Apoios e incentivos para viver e trabalhar

Como forma de gerar atratividade socioeconómica no território, os Municípios têm lançado um vasto e diversificado conjunto de incentivos e apoios destinados não só aos residentes, mas também a quem aqui procura trabalhar, viver, criar e investir. São medidas que procuram melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes, ao mesmo tempo que tornam as Aldeias do Xisto num dos territórios mais atrativos e capacitados para receber novos residentes.

Prémios e distinções

Os Municípios que integram o território das Aldeias do Xisto têm vindo a ser distinguidos e premiados, ao longo dos anos, pelas boas práticas e inovação dos projetos que desenvolvem. Centradas no território, na economia e na sociedade, as autarquias têm promovido o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade através de iniciativas focadas na vida familiar, na melhoria das infraestruturas, na preservação dos recursos naturais e no incentivo a uma vida mais saudável.