Toponímia: Cerecedas, ou seja, cerejeiras – Cerzedas – Sarzedas.
Sarzedas foi concelho independente até ao século XIX, com autonomia administrativa e uma área que corresponderia à parte ocidental do actual município. A vinte quilómetros de Castelo Branco, encontra-se no seu extremo ocidental e no limite com Proença-a-Nova. Rodeia a quase toda a volta a freguesia de Santo André das Tojeiras e está delimitada, por sua vez, por Almaceda, Juncal do Campo, Salgueiro do Campo, e Caféde. É uma das maiores freguesias do concelho, com uma área de dezassete mil hectares.
Recebeu foral em 1212, através de Gil Sanches e Paio Pires, que dessa forma quiseram povoar uma regiăo até aí pouco mais do que deserta. No mesmo ano, mas a 31 de Dezembro, o rei D.Sancho II confirmou a Gil Sanches a doaçăo de Sarzedas.
Teve foral novo, assinado em 1512 por D. Manuel I. Tinha entăo três freguesias, que manteve até ao século XVIII: Sarzedas, Sarnadas de S. Simăo e Almaceda. Foi extinto em 1836, restaurado no ano seguinte e definitivamente extinto em 16 de Fevereiro de 1848, por decisăo de D. Maria II.
in "A Terra e suas Memórias Culturais"...
» Artesanato: Tecelagem, colchas de linho, bordados, cestaria em verga, cerâmica em barro vermelho
» Gastronomia: Maranhos, Cabrito no forno, Enchidos, Filhós, Bolo de Mel, Biscoitos de Azeite, Tijeladas, Bicas
» Festas e Romarias:
- Santo António: 13 de Junho
- Săo Pedro: 29 de Junho
- Săo Sebastiăo: 23 de Janeiro
» Feiras Anuais: 1 de Janeiro; 2º Domingo de Fevereiro; 15 e 16 de Agosto e 29 de Dezembro
» Mercado: 2º Sábado de cada mês