A Casa Princesa Peralta é o lugar perfeito para quem gosta de natureza, romance e misticismo.
Se é de natureza que anda à procura, chegou ao sítio certo. Com vista para a Serra da Lousã e para o Trevim, a Casa Princesa Peralta, localizada na Aldeia do Xisto do Talasnal é um alojamento acolhedor tanto para quem procura descansar e regalar-se com as paisagens, como para quem gosta de explorar trilhos e desfrutar do ar fresco da serra.
A Casa Princesa Peralta é um alojamento certificado como Bikotel, oferecendo serviços e infraestruturas específicas para ciclistas. É, por isso, o ponto de partida ideal para passeios de bicicleta. Se preferir caminhar, são também várias as direções que pode tomar.
É ainda o lugar perfeito para quem gosta de misticismo e romance, já que o nome da casa está associado a uma lenda local que conta a história de amor entre a princesa Peralta e o príncipe Lausus. Segundo a lenda, Arunce, um rei mouro de Conimbriga, mandou construir o castelo da Lousã para servir de refúgio em caso de necessidade. Foi, assim, para lá que, levando Peralta, sua filha, Arunce se deslocou quando Conimbriga sofreu o ataque do príncipe cristão Lausus. Porém, no momento da fuga, Peralta e Lausus trocaram olhares e enamoraram-se. Desconhecendo o local onde a princesa se encontrava, Lausus embrenhou-se pelas serras à sua procura. Arunce, sabendo disso, partiu no seu encalço. O encontro levou ambos à morte, ficando a princesa sozinha e esquecida no castelo. Em memória disso, Lausus terá dado origem ao nome da Lousã e Arunce ao rio envolvente ao castelo (Arouce). Quanto à princesa, reza a lenda que ainda hoje, de vez em quando, se consegue ouvir o seu soluçar à espera do príncipe.
Será verdade? Será mentira? Uma coisa é certa: vale bem a pena ir e descobrir!
RNET nº 4828