O Xisto Sonoro, projeto sob a direção artística de Luís Antero, que desenvolveu um trabalho de gravação das paisagens sonoras de todas as Aldeias do Xisto (e cujo trabalho pode ser ouvido no website das Aldeias do Xisto) integra, este ano, a programação do XJazz- Encontros do Jazz nas Aldeias do Xisto 2019.
O espetáculo está agendado para 25 de outubro, pelas 22h00, no Bar O Passadiço, na Aldeia do Xisto de Janeiro de Cima.
O paisagista sonoro Luís Antero desenvolve, desde 2008, um trabalho de recolha e documentação do património imaterial sonoro das zonas da Beira Serra e Serra da Estrela, com base em gravações sonoras de campo e que pode ser acompanhado online. Foi artista convidado e um dos responsáveis pelas gravações do projeto Sons do Arco Ribeirinho Sul, na cidade do Barreiro, diretor artístico do Arquivo Sonoro do Centro Histórico de Coimbra, do arquivo Sons da Montanha: Arquivo Sonoro de São Martinho de Anta (a partir de Miguel Torga), entre outros.
Luís Antero começou a “gravar” as Aldeias do Xisto em 2009, sendo que as paisagens sonoras que deram origem ao trabalho Xisto Sonoro foram organizadas em 2013.
Com este concerto especial inicia-se a exploração artística do arquivo contido em Xisto Sonoro – Paisagens Sonoras da Rede das Aldeias do Xisto e que esperamos poder alargar a próximas temporadas, convidando artistas portugueses e estrangeiros para trabalharam sobre as gravações das paisagens sonoras já efetuadas, mas também a juntarem novas gravações e a tornarem essas mesmas paisagens passíveis de apreciação, fazendo uso de instalações, performances e concertos.
Promovido pela ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto e o JAAC- Jazz ao Centro Clube, o XJazz volta a trazer nomes incontornáveis do Jazz nacional e mundial, fomentando encontros inusitados entre músicos de diferentes latitudes e gerações.
Planeie toda a sua estadia consultando os links ao lado. Outras alternativas disponíveis em bookinxisto.com.