A criação artística e o envolvimento comunitário, assentes na imersão no território, são uma das características do XJazz- Encontros de Jazz das Aldeias do Xisto.
Na edição de 2019, estes elementos marcam presença através da residência artística do projeto Siu Kiu, de Maria Villanueva e Vânia Couto, a decorrer na Aldeia do Xisto da Barroca, de 23 de julho a 6 de agosto. Maria e Vânia vão efetuar recolhas na Galiza e no Pinhal Interior e trabalharão também novos temas que gravarão nas Aldeias do Xisto, tendo como convidados especiais a percussionista Sandra Pérez, o baixista Yoshida Carvalho e o vibrafonista Lucas de Centi. A apresentação pública do trabalho está agendada para 4 de agosto, às 19h00, na Casa Grande.
As recolhas de músicas tradicionais galegas terão lugar perto da fronteira com Portugal, em Ponteareas e Mondariz. Serão guiadas por Ilda Amoedo, gestora do Centro de Recuperación da Cultura Popular de Ponteareas, com sede no Castelo de Vila Sobroso. As recolhas de músicas tradicionais portuguesas estarão centradas terão no território das Aldeias do Xisto, onde têm especial relevância o trabalho de Leonor Narciso e das Adufeiras do Paúl.
Cantora e instrumentista, Vânia Couto faz um trabalho ligado à world music e à Música Tradicional Portuguesa, pertencendo a projetos distintos, como Pensão Flor, Macadame, Branta, Tabacaria, e Mil Folhas (com César Prata). Apesar de alguma influência no Jazz, é na MPP que ela encontra a sua casa, tendo pertencido também ao GEFAC e a projetos de intevervenção artísica e cultural com Casa Da Música, Clara Andermatt e Madalena Vitorino.
Por sua vez, Maria Villanueva formou-se em Guitarra Clássica no Conservatório Superior de Música de Vigo. Depois da licenciatura (em Santiago de Compostela), rumou para a Suíça, onde concluiu o seu Mestrado em Performance Musical na Hochschule der Künste Bern.
Colabora em diferentes projetos como o “Coro da Rá”, o “Dúo 2028”, o “Dúo Font/Villanueva”. De 2016 a 2019 residiu em Lisboa, onde estudou na Escola Superior de Música, na vertente de Jazz.
PROGRAMA
- Residência de criação
23 de julho a 6 de agosto - Apresentação pública
4 de agosto
Barroca, Fundão
Promovido pela ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto e o JAAC- Jazz ao Centro Clube, o XJazz volta a trazer nomes incontornáveis do Jazz nacional e mundial, fomentando encontros inusitados entre músicos de diferentes latitudes e gerações.
Planeie toda a sua estadia consultando os links ao lado. Outras alternativas disponíveis em bookinxisto.com.