Fornecer ferramentas (técnicas, estéticas e storytelling) que fortaleçam competências no registo fotográfico de viagens, tornando a comunicação mais fluida, apelativa e próxima do leitor/observador. É o que a Trilhos da Terra e a Sant'Ana Adventure Bicycles propõem no Workshop de Fotografia de Viagem em Bicicleta nas Aldeias de Xisto a decorrer em Fajão, concelho de Pampilhosa da Serra, dias 15 e 16 de maio. O formador é o fotógrafo de viagem Bernardo Conde.
O Workshop tem dois momentos teóricos: a manhã de sábado é dedicada a vários aspetos da fotografia; no domingo de manhã, o foco é na edição de imagem e montagem da história.
A parte prática começa no sábado à tarde, altura em que os participantes saem para viver uma microaventura, que deverão retratar tendo em conta os ensinamentos partilhados durante a manhã. A saída dura até perto da hora almoço de domingo e pressupõe que os participantes venham preparados para a viver em autonomia (bicicleta, alimentação e dormida).
É no regresso à sala, previsto para domingo à tarde, que será feita a edição e seleção de imagens. Havendo tempo, será ainda feita uma análise fotográfica a algumas das imagens recolhidas.
Programa
Sábado de manhã
-
Fotografia, técnica e storytelling
- O que é fotografia?
- História, evolução e tecnologia atual
- Como funcionam as máquinas fotográficas
- Técnica fotográfica: ISO, diafragma, profundidade de campo, tempo de exposição - como tirar o melhor partido destes parâmetros técnicos
- Maximizar a sensibilidade para uma sessão fotográfica
- Estética e componente artística
- Regras de composição fotográfica
- Como contar uma história com imagens, que tipo de imagem criar?
Sábado à tarde até domingo à hora de almoço
- Componente prática em regime de microaventura em autonomia
Domingo à tarde
- Edição de imagem e montagem da história
O percurso
O percurso circular planeado de cerca 45km é na sua totalidade asfaltado, mas permite alternativas em estradas de gravilha secundárias para maior diversidade cénica. Será feito em duas partes com uma noite dormida em Fajão, em instalações renovadas da antiga escola primária, ou acampando em terreno da Junta de Freguesia. No sábado, percorrem-se 28km, com 830m de desnível acumulado. A saída acontece pelas 14h00, desde Pampilhosa da Serra até à Barragem de Santa Luzia. Já no domingo, a partida é de Fajão, logo a seguir ao pequeno-almoço, com descida tranquila de regresso à Pampilhosa da Serra.
Sugestão de material
- Máquina fotográfica digital compacta, bridge ou reflex ou telemóvel
- Baterias e cartões
- Tripé (facultativo)
- Cabo disparador (facultativo)
- Pc (facultativo)
- Roupa e calçado confortável e quente para a sessão prática em regime de microaventura (verificar condições meteorológicas nos dias antecedentes)
- Material e alimentos para cozinhar em autonomia
- Material para dormida (tenda+saco cama+colchonete).
- Bicicleta
O valor do workshop é de 100€. O pagamento pode ser efetuado por transferência para o IBAN: PT50 0035 0286 0000 8235 9005 0, sendo necessário envio do comprovativo para o email info@trilhosdaterra.com. Pode ainda pagar através de MBWay para o número 919 633 178.
Destinado ao público em geral e entusiastas da fotografia com gosto em viajar de bicicleta, as inscrições estão limitadas a 8 vagas, seguindo as recomendações da DGS. Pode efetuar a sua incrição ou solicitar informações adicionais através do email info@trilhosdaterra.com ou do número +351 919 633 178. Pode consultar mais detalhes e dicas no evento do Facebook.
O formador
Bernardo Conde é um fotógrafo apaixonado por viagens, fotografia e pessoas. Atualmente, dedica-se às viagens de descoberta cultural e aventura de forma profissional, contando já no seu portfolio com viagens à Islândia, Laos, Cambodja, Tailândia, Quénia, Marrocos, Itália, França e Espanha, entre outros. Bernardo assume-se, claramente, como um viajante. Mas é a pé que gosta de viajar, de fotografar e de contactar com as pessoas, já que é desta forma que sente um contacto mais genuíno com tudo o que o rodeia. Saiba mais sobre o seu percurso no Portfolio Profissional ou na página do Facebook.