As Aldeias do Xisto vão juntar personalidades nacionais e internacionais para uma reflexão sobre o futuro do seu território, a importância das aldeias para o desenvolvimento do país, e o papel do turismo e do design na geração de valor e na significação dos lugares. O designer Henrique Cayatte, a diretora do MUDE, Bárbara Coutinho, o geógrafo Álvaro Domingues, e a curadora brasileira, Adélia Borges, são alguns dos especialistas convidados que, juntamente com investidores, novos habitantes e projetos experimentadores, darão o seu contributo para a construção de um caminho que continue a “cultivar a nossa cultura”.
Qual o papel das aldeias para o futuro de Portugal? Poderá ser esta a pergunta que resume o Seminário – Visões para o Futuro das Aldeias do Xisto, que terá lugar no Museu de Arte Popular, em Lisboa, no dia 18 de janeiro, a partir das 09h30.
Ver programa completo mais abaixo.
Para refletir sobre o percurso já trilhado e as visões para o futuro, vão estar personalidades de áreas diversas como o turismo, o design, a geografia e a economia. Empresários que investem nas Aldeias do Xisto, novos habitantes que mudaram a sua vida e líderes de projetos que experimentam a partir da realidade daquele território darão também os seus contributos para a reflexão.
As aldeias são espaços com uma relação única com a natureza e com a terra, daí resultando uma organização social intrinsecamente ligada à essência dos lugares onde se situam. Sob o efeito do tempo, esta simbiose entre homem e paisagem resulta num modo de vida próprio, em cultura. Nesse sentido, as aldeias são unidades de atuação estratégica fundamentais na relação de uma sociedade com o seu território.
Mas qual é hoje o papel das aldeias nos caminhos do futuro em Portugal e no mundo? Como podemos gerar valor, rendimento e significado a partir desses pontos no mapa? Que instrumentos, que abordagens e que metodologias devemos utilizar? É esta a reflexão que as Aldeias do Xisto querem continuar a fazer a partir deste Seminário, enquadrando as propostas naquilo que são os desígnios do país e respondendo às grandes tendências globais de procura nos mercados e na sociedade.
PROGRAMA
10h00 - ABERTURA
- Paulo Costa, diretor do Museu de Arte Popular
- Paulo Fernandes, presidente da ADXTUR
- Ana Abrunhosa, presidente da CCDRC
- Paula Araújo da Silva, diretora-geral do Património Cultural
10h40 - APRESENTAÇÃO DO SEMINÁRIO
Rui Simão, diretor executivo da ADXTUR
10h50 - CRAFT + DESIGN + IDENTIDADE
Da visão ao projeto: metodologia, processo e resultados
- João Nunes, designer e orientador criativo da trilogia Craft + Design + Identidade, docente da Universidade de Aveiro, ID+
O olhar do design sobre os três projetos
- Bárbara Coutinho, diretora do MUDE
- Rita Filipe, designer e docente da Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa
- Henrique Cayatte, designer e docente da Universidade de Aveiro, ID+
11h50 - Coffee Break
12h10 - PROJETOS DAS ALDEIAS PARA O MUNDO
Apresentação dos intervenientes
- Rui Simão, diretor executivo da ADXTUR
Turismo Criativo
Cerdeira Home for Creativity
- José Serra, empresário e co-fundador do projeto
Turismo de Natureza e Ativo
A2Z Adventures
- Pedro Pedrosa, empresário e CEO do projeto
Turismo Cultural
XJAZZ- Ciclo de Jazz Aldeias Xisto
- José Miguel Pereira, presidente do Jazz ao Centro Clube
Ativos para afirmação do Centro de Portugal
Pedro Machado, residente do Turismo Centro de Portugal
13h00 - Almoço
14h30 - 5’PITCH: 5 MINUTOS, 9 OLHARES SOBRE AS ALDEIAS DO XISTO
Apresentação dos intervenientes
- Bruno Ramos, diretor de Comunicação da ADXTUR
1 – Cabrada
Paula Lomelino, docente da ESAD, Caldas da Rainha
2 – Universidade de Aveiro + Fab Lab Aldeias do Xisto
Nuno Dias, docente da Universidade de Aveiro; ID+
3 - Foge Comigo! Guias de destinos
(Nome a confirmar)
4 – Bookinxisto- Uma estratégia para a digitalização do destino
Sérgio Leitão, CEO da Caetsu Publicidade
5 – DarkSky Aldeias do Xisto - À luz das estrelas
Apolónia Rodrigues, presidente da Associação DarkSky
6 - Oficina Objetos Improváveis
Nuno Alves, designer
7 – O Regresso do Linho a Janeiro de Cima
Daniela Pais e Yoad David Luxembourg, designers e orientadores do projeto
8 – A Revolta dos Legumes
Casa da Olaria - Carlos Neto e Ana Lousada, ceramistas
9 – Desenhar a essência dos lugares
Graça Magalhães, artista plástica e docente na Universidade de Aveiro
15h30 - CAMINHOS PARA A SIGNIFICAÇÃO DOS LUGARES
Apresentação dos intervenientes e mediação do debate
- Cláudia Albino, docente da Universidade de Aveiro, ID+
- Maria Ana Botelho Neves, investigadora na Bangor University
Mesa Redonda
- Adélia Borges, crítica, curadora, historiadora de design e artesanato
- Álvaro Domingues, geógrafo, docente da Universidade do Porto, CEA
- Eduardo Anselmo de Castro, vice-reitor da Universidade de Aveiro para a Cooperação Regional
- Francisco Providência, designer, docente da Universidade de Aveiro, ID+
ENCERRAMENTO
- Jorge Brandão, vogal da Comissão Diretiva do Centro 2020
- Paulo Fernandes, presidente da ADXTUR
- Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo
18h30 - DEGUSTAÇÃO
- Flávio Silva, chef
O primeiro painel da manhã aborda os resultados obtidos nos últimos anos com a trilogia dos projetos Craft+Design+Identidade, de que a exposição Agricultura Lusitana, ainda patente no Museu de Arte Popular, é uma súmula.
No painel seguinte, convoca-se a visão do design sobre esses três projetos, debatendo os argumentos que geraram, os caminhos que apontam e de que forma essa relação entre o design, a gestão, o território e o conhecimento pode continuar a ser alimentada.
Ainda na parte da manhã apresentam-se três projetos de turismo criativo, natureza e ativo, e cultural, que melhor evidenciam a operação turística a partir da realidade concreta das Aldeias do Xisto. Importa refletir e perceber qual o valor destes ativos na promoção da Região de Turismo do Centro e de Portugal.
O primeiro módulo da tarde constitui-se por apresentações rápidas de pitchs de 5 minutos, trazendo diversos projetos que refletem a diversidade de propostas que as Aldeias do Xisto têm gerado e continuam a gerar para os diferentes mercados, a partir daquilo que são as suas características mais distintivas.
O módulo final, em formato de mesa redonda, encerrará com uma síntese e reflexão sobre o que foi apresentado ao longo do dia. Um painel de especialistas das mais diversas áreas do conhecimento debatem quais os caminhos para a significação dos lugares.
As Aldeias do Xisto são uma marca-destino que, ao longo dos últimos anos, e a partir da atividade turística, da experimentação e do conhecimento, tem conseguido afirmar um território único no contexto da Região Centro e do País. Têm-no feito procurando sempre o que há de mais distintivo e genuíno na paisagem e nas comunidades, atraindo investimento e abrindo a porta a projetos que experimentam a partir da essência dos lugares. A relação com a natureza, com a terra, e com as pessoas tem sido a bússola que norteia uma atuação que procura revitalizar o território a partir da sua singularidade cultural. É o que se continua a procurar com este seminário.