A Pampilhosa da Serra, o concelho com o céu mais “transparente” da Região Centro, é o cenário escolhido para o lançamento da iniciativa “O Céu da Região de Coimbra”, promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, que, assim, se associa à International Dark Sky Week.
O evento, agendado para 10 de abril, integra-se nas comemorações do Dia do Município e na estratégia de desenvolvimento do Dark Sky Aldeias do Xisto, e marca o lançamento oficial do roteiro de locais de observação e de uma exposição de astrofotografia, que pode ser visitada na galeria 1 do Edifício Monsenhor Nunes Pereira. Será ainda assinado um protocolo de cooperação entre o Ministério da Defesa Nacional, o Município de Pampilhosa da Serra, o Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro e a Associação TICE.PT, para o desenvolvimento de capacidades de observação no domínio do conhecimento situacional do espaço. Nesse sentido, e ainda durante o mês de abril, têm início as ações de formação de agentes públicos e privados, capacitando o tecido económico local para trabalhar este destino, tendo em conta as especificidades inerentes ao astroturismo. Estas ações são promovidas pela ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto e pela Associação Dark Sky® Alqueva.
O Dark Sky Aldeias do Xisto foi certificado internacionalmente como Destino Turístico Starlight. O projeto é liderado pela ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em parceria Associação Dark Sky® Alqueva, e tem como co-promotor a CIM da Região de Coimbra. Completam a rede de parceiros iniciais o Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. A par das excelentes condições de visibilidade, transparência e escuridão do céu, esta certificação atesta, também, o compromisso entre as entidades públicas, privadas e científicas, bem como, a prontidão e a qualidade dos serviços turísticos, amplificada pelo genuíno interesse da comunidade residente.
Fotografia: Miguel Claro