Todos os dias, a Terra é bombardeada por poeiras vindas do espaço, que entram na atmosfera e originam meteoros ou estrelas cadentes. Muitos destes grãos de pó são provenientes de cometas que viajam perto do Sol e deixam um rasto poeirento atrás de si.
Quando a Terra atravessa um destes rastos, no seu movimento de translação em redor do Sol, o pó entra na atmosfera e cria uma chuva de meteoros que popularmente são conhecidos por estrelas cadentes.
O ponto alto deste fenómeno ocorre a 13 de agosto, dia em que o Geoscope - Observatório Astronómico de Fajão acolhe mais uma sessão de observação, conduzida pelo astrónomo e comunicador de ciência José Augusto Matos, da Associação de Física da Universidade de Aveiro. O início está marcado para as 22h00.
A participação, limitada a 60 pessoas, encontra-se já esgotada.
A baixa poluição luminosa conjugada com uma série de equipamentos de observação fazem do Gescope o lugar certo na terra para olhar para o céu. Esta iniciativa, promovida pelas Aldeias do Xisto, em parceria com a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra e a Junta de Freguesia de Fajão, é uma oportunidade de embarcar numa viagem única, pedagógica e, prometemos, muito divertida.
Marque a sua estadia em bookinxisto.com.