Depois de estrear no Festival do Rio em outubro de 2025 e de entrar nas salas de cinema a 4 de dezembro, o novo filme de Teresa Villaverde, “Justa” , é apresentado esta quarta-feira, 14 de janeiro de 2026, às 21h00, no Teatro Municipal da Lousã (TML).
A projeção integra a programação do Cineclube47, grupo coordenado pela ACTIVAR, com o apoio do TML. A realizadora e uma das intérpretes principais, Filomena Cautela, vão estar presentes na sessão para conversar com o público.
A longa-metragem, uma produção luso-francesa - tem como ponto de partida a tragédia dos incêndios de 2017 que deflagraram em Pedrógão Grande e na Lousã, retratando a vida de alguns sobreviventes.
Além de uma enorme extensão de floresta, perderam a vida 116 pessoas, algumas nas suas casas, outras encurraladas numa estrada, quando procuravam fugir das chamas.
O filme foi rodado na Aldeia do Xisto de Álvaro, Oleiros, e também nos concelhos de Pampilhosa da Serra e Lousã, regiões tradicionalmente afetadas por incêndios. Álvaro foi, aliás, das povoações que sofreram com os de 2017.
A sessão tem um custo de dois euros, podendo o bilhete ser adquirido na bilheteira física do Teatro.













































































