O Centro Ciência Viva da Floresta recebe, nos dias 30 e 31 de maio, as Jornadas Internacionais “O Aproveitamento Resineiro: Florestas com Futuro”.
A iniciativa integra-se no projeto comunitário SustForest Plus e vai despoletar o processo de criação da Rede Europeia de Territórios Resineiros (RETR), uma associação setorial e transnacional que vai promover a estratégia para a Resina Natural Europeia (ERNE) destinada a impulsionar políticas, programas e ações que apoiem a melhoria, conservação e valorização deste recurso.
As Jornadas Internacionais estão abertas a empresas, instituições, proprietários florestais, associações ou particulares interessados nesta temática. As inscrições podem ser efetuadas aqui.
No primeiro dia do evento, diversos parceiros do projeto, oriundos de Portugal, França e Espanha, são chamados a intervir e partilhar a sua perspetiva sobre o setor. Para sexta-feira, 31 de maio, está agendada uma visita de campo que mostrará um exemplo da reativação da resinagem em minifúndio, na Zona de Intervenção Florestal de Seiça, Ourém. Serão visitadas várias fases de aproveitamento do pinhal, desde a regeneração natural após incêndios (6 anos) até às fases produtivas de aproveitamento da resina (20-80 anos). Consulte aqui o programa completo.
Em concreto, um dos objetivos da RETR será apresentar o setor aos responsáveis da União Europeia em Bruxelas no ano de 2021, para que a resina natural europeia seja tida em conta no desenho da Política Agrária Comum, na Estratégia de Bioeconomia da União Europeia e nas diretrizes de Política Florestal.
Esta Rede promoverá a valorização e o aproveitamento da resina gerada nas florestas europeias, permitirá a criação de emprego resineiro e, desta forma, a fixação da população no meio rural e, por último, promoverá uma marca de origem da resina do sul da Europa.
A Rede é uma das pedras angulares do projeto SustForest Plus, sendo imprescindível para conseguir os seus objetivos: mobilizar o recurso resineiro europeu para abastecer de forma estável a indústria local, melhorar a qualidade laboral dos trabalhadores resineiros, gerando emprego estável e de qualidade em zonas rurais do sudoeste europeu, e ampliar os mercados dos produtos derivados mediante a valorização comercial e tecnológica da resina natural produzida nas florestas como recurso sustentável.
Consulte os links ao lado para planear e reservar a sua estadia. Outras opções disponíveis em bookinxisto.com.