A aldeia de Meruge vai encher-se de gente, animação, artesanato e sabores únicos da gastronomia local, naquela que será a 20.ª edição da Feira do Porco e do Enchido. O certame, que integra ainda a Mostra do Porco Bísaro, a Feira do Artesanato e da Agricultura Familiar e a ECORUN, realiza-se nos dias 11 e 12 de novembro.
O programa inclui ainda uma recriação histórica, um espaço criança, passeios de burro, animação de rua, música, espetáculos e o tradicional magusto na caruma (11 de novembro).
No campo gastronómico, são muitos os sabores por onde escolher, a começar, claro está, pelos enchidos: chouriças de carne, chouriças de bofes, farinheiras, presuntos salgados e as inigualáveis morcelas de sangue. Junta-se ainda à lista o arroz de suã ou de salpicão, os torresmos à moda de Meruge ou o porco no espeto, bem como a doçaria tradicional.
Aqui se misturam também as mais típicas formas de artesanato (ferreiros, tanoeiros, oleiros, cesteiros, funileiros, amoladores) com a expressão urbana desta arte, numa simbiose quase perfeita entre os tempos modernos e um mundo em acelerada via de extinção.
A Feira da Agricultura Familiar é outro espaço com lugar particular neste evento. Os agricultores e produtores locais têm oportunidade de negociar diretamente com os consumidores as suas castanhas, nozes, figos secos, romãs, os licores e compotas ou mesmo os requeijões e queijo de ovelha.
A Mostra do Porco Bísaro, a par do fabrico de chouriças ao vivo, são outros motivos de atracão e de divulgação das potencialidades dos produtos tradicionais.
O programa inclui ainda uma recriação histórica, um espaço criança, passeios de burro, animação de rua, música, espetáculos e o tradicional magusto na caruma, marcado para 11 de novembro.
A ECORUN, com uma distância de 10km, decorre no dia 11 de novembro, pelas 15h00.
Planeie toda a sua estadia em bookinxisto.com.