Esta iniciativa dará a conhecer ao público 75 fotografias que evidenciam e retratam, de uma forma expressiva, o talento e o trabalho desenvolvido por Joshua Benoliel, ilustre Repórter Parlamentar no início do século XX. A inauguração da exposição vai decorrer no dia 15 de janeiro, às 16h00.
Joshua Benoliel foi um destacado jornalista e fotógrafo, descendente de uma família hebraica estabelecida em Cabo Verde, sendo-lhe atribuído o estatuto de precursor e criador da reportagem fotográfica em Portugal.
Neste contexto, fez a cobertura jornalística dos grandes acontecimentos da sua época, nomeadamente no que se refere ao acompanhamento dos reis D. Carlos e D. Manuel, aquando das suas viagens ao estrangeiro, a par dos episódios relacionados com a revolução de 1910, para além das revoltas monárquicas durante a República. Acompanhou, também, ainda as movimentações do exército português que combateu na Flandres por ocasião da Primeira Guerra Mundial.
No que concerne à sua ligação profissional aos média, assinala-se a colaboração mantida com o Diário de Lisboa e o Jornal O Século, através da revista ilustrada publicada por este periódico entre 1906 e 1918 e de 1924 até ao seu falecimento. Joshua Benoliel colaborou ainda com o Ocidente e o Panorama, tendo a sua ação influenciado e impulsionado decididamente o fotojornalismo no nosso País.
Trata-se de uma oportunidade única para contactar de perto com esta fase da história do fotojornalismo português, conhecendo de perto o trabalho desenvolvido por um dos seus principais mentores, que se procura assinalar e dar a conhecer.