Uma súmula dos projetos Água Musa, L4Craft e Agricultura Lusitana, que fazem parte da trilogia Craft+Design+Identidade das Aldeias do Xisto, vai estar patente numa exposição que se dividirá pelo Casino Fundanense e pela Loja Aldeias do Xisto da Barroca, no Fundão, de 7 de agosto a 30 de setembro, no âmbito do Festival CALE.
Estes projetos constituem uma reflexão baseada na realidade das Aldeias do Xisto e da cultura lusa, imergindo nos valores da natureza, do território e do espírito português, para reinventar a cultura dos lugares e promover o bem estar pessoal e colectivo. O tempo do Craft+Design e as ligações transversais que se vêm fazendo nesta área, está neste momento em movimento e consolidação constante.” João Nunes, orientador do projeto.
Esta é uma oportunidade única para apreciar de perto as peças exclusivas destes três projetos e deixar-se envolver na identidade que elas evocam. São peças que carregam em si o saber fazer artesanal, a mestria dos artesãos, a memória das aldeias, enraizadas na nossa cultura e criadas num processo participativo, inclusivo e com uma metodologia inovadora.
Recorde-se que, desde 2013, as Aldeias do Xisto têm vindo a percorrer este caminho assente na ligação do design com a gestão da marca e do território, imergindo na realidade das aldeias, convidando artesão, escolas e designers a reinterpretar a cultura portuguesa.
Os três projetos estiveram presentes na EUNIQUE- International Fair for Applied Arts and Design, em Karlsruhe, na Alemanha, tendo o último projeto Agricultura Lusitana representando Portugal como país convidado naquele certame.