Miranda do Corvo acolhe, de 6 a 9 de junho de 2019, o Campeonato do Mundo de Trail Running, uma das provas mais icónicas da modalidade.
A prova integra a 9ª ediçao do Trilhos dos Abutres, conhecido pela dureza dos seus trilhos e as paisagens arrebatadoras da Serra da Lousã, e traz a Portugal seleções de 55 países, mobilizando mais de 400 atletas.
O Abutres 2019 Trail World Championships conta com os principais atletas da modalidade a nível mundial, que terão de vencer 42 quilómetros, com um desnível positivo de cerca de 2.200 metros.
A corrida que consagra o título de campeã e campeão do mundo, nas categorias masculina, feminina e de equipa, está marcada para dia 8 de junho.
Com caráter de semiautosuficiência, o percurso da prova começa na vila de Miranda do Corvo, passa pelo Parque Biológico e pela Aldeia do Xisto do Gondramaz, continuando pelos épicos trilhos da Serra da Lousã.
Descarregue o track e consulte informações adicionais sobre o percurso aqui. Pode ainda consultar o programa completo aqui .
Ultra Trilhos dos Abutres
A peregrinação atlética encerra, no dia 9, com a 9ª edição do Ultra do Trilho dos Abutres, a corrida mais emblemática de Portugal. Com início marcado para as 09h00, segue um percurso idêntico ao da competição mundial.
Também esta é uma uma prova em regime de semiautosuficiência, com uma distância total de 44 km e 2.100 metros de desnível acumulado positivo. Tem início e fim na Praça José Falcão, em Miranda do Corvo.
Descarregue o track e consulte informações adicionais sobre o percurso aqui.
Refira-se que o Ultra Trilhos dos Abutres integra novamente o Circuito de Trail Ultra da Associação Portuguesa de Trail Running, sendo uma prova “séries 150“, e qualifica com 2 pontos para o UTMB 2019.
1.600 participantes e 20.000 visitantes
No conjunto das duas provas, são esperados cerca de 1.600 participantes. Espera-se que o evento receba cerca de 20 mil visitantes, contribuindo para dinamizar o turismo e os serviços e produtos da região.
Recorde-se que, em maio, o presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, Miguel Baptista, e o presidente da Associação Abútrica, Tiago Araújo, viajaram até Penyagolosa, Castellón de la Plana (Valência, Espanha) para acompanhar a edição 2018 e receber a “bandeira” da competição do próximo ano.
“Trata-se de um desafio muito grande para o concelho”, disse, na altura, o presidente da Câmara, realçando “a aposta clara feita pelo município para que Miranda do Corvo seja um concelho de referência no trail running”.
Tiago Araújo frisou o "orgulho enorme" que representa a organização e acolhimento desta prova.
A organização do Campeonato do Mundo de Trail Running é da Federação Portuguesa de Atletismo e Associação Abútrica, em parceria com a Câmara Municipal de Miranda do Corvo.
Pode acompanhar todas as novidades no site e no Facebook dos Trilhos dos Abutres.
Planeie já a sua estadia em bookinxisto.com.