No âmbito das Jornadas Europeias do Património 2018, as Aldeias do Xisto e o Museu de Arte Popular promovem a oficina de cerâmica “A Revolta dos Legumes”, nos dias 28, 29 e 30 de setembro.
Direcionada para adultos e famílias, trata-se de uma iniciativa aberta na qual ceramistas que integram o projeto Agricultura Lusitana (atualmente em exposição no Museu) partilham saberes, mostram ao público as várias fases do processo cerâmico e demonstram como se chegou à peça produzida a partir de moldes de legumes das Aldeias do Xisto.
“A Revolta dos Legumes” vai assim permitir que o público interaja com uma das artes mais importantes e tradicionais do nosso país, mas também, como sublinha Rui Simão, coordenador da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, "destacar a importância de acolher e estimular nos territórios a criatividade, a inovação e a reinvenção da cultura que permitem que o património cultural se mantenha vivo. É essa, no fundo, a principal mensagem que as Aldeias do Xisto e o Museu de Arte Popular querem transmitir com esta iniciativa e com a exposição Agricultura Lusitana".
Paulo Costa, diretor do Museu de Arte Popular, destaca "a importância de chamar a atenção para o papel do património no desenvolvimento social e económico. Esta oficina, integrada no programa alargado de iniciativas deste Museu, vai decerto contribuir para os objetivos de proteção, valorização e promoção do património cultural europeu que a Comissão Europeia delineou para este ano".
São estes os horários:
Dia 28 - das 14h30 às 17h00
Dias 29 e 30 - das 11h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h00.