O ciclo da lã é o tema a desenvolver na residência artística promovida pelo coletivo feminino FIASCO TÊXTIL, na Aldeia do Xisto do Talasnal.
A decorrer de 19 a 22 de junho, na Casa da Eira, a iniciativa é composta por oficinas abertas e criação coletiva, celebrando o ciclo da lã de ovelha e explorando o seu uso integral e sustentável. Através de práticas artesanais, procura-se promover a troca de saberes entre gerações, a criação de peças autorais e a interação ativa com a comunidade local.
Além de explorar o processo têxtil, a ideia é também investigar formas de integrar a produção artesanal com os recursos, saberes e produtos já presentes no território, através da criação de parcerias com moradores, produtores locais e iniciativas da região. Ou seja, trata-se de aproveitar e transformar o que já existe - como plantas tintoriais, fibras naturais, utensílios, histórias e vivências - em matéria-prima e inspiração para as peças têxteis criadas, gerando valor partilhado e identidade local.
Assim, ao longo da residência artística, a comunidade local, os visitantes e todos os interessados são convidados a acompanhar de forma ativa as seguintes atividades:
- Lavagem e cardação da lã
- Fiação manual
- Tinturaria natural com plantas locais e feltragem
- Tecelagem em tear e tapeçarias
- Impressão botânica em tecidos
Consulte o programa e o os horários AQUI.
O programa inclui ainda a criação de uma coleção local, conversas sobre práticas e uma mostra final com exposição das peças criadas, venda de produtos, partilha de comidas típicas e apresentação do processo vivido.
Participe e reserve a sua estadia em bookinxisto.com.